QUEM SOMOS

O Programa NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – foi criado em 2007 e promove a integração e o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens por meio do ensino e da prática coletiva da música.  O NEOJIBA é um exemplo inovador de politica pública e mobiliza diferentes setores da sociedade.  É uma ação vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) do Governo do Estado da Bahia e sua gestão é realizada por uma organização social, o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). O diretor fundador do NEOJIBA é o maestro e pianista Ricardo Castro.

 

O que fazemos 

– Formação musical coletiva, através da prática orquestral e coral

– Acompanhamento social, escolar e de saúde dos integrantes e suas famílias

– Formação de jovens multiplicadores

– Capacitações em áreas técnicas (luteria, produção, gravação de áudio, audiovisual e documentação)

– Articulação de redes e apoio pedagógico e de gestão a projetos musicais de pequeno porte

 

Onde atuamos

O NEOJIBA possui 12 Núcleos em 5 diferentes cidades baianas.

O Núcleo de Gestão e Formação, que funciona no Teatro Castro Alves, concentra as principais formações musicais do NEOJIBA (Orquestra Juvenil da Bahia, Orquestra Castro Alves, Coro Juvenil e grupos de Câmara), além do Atelier Escola de Lutheria e do Centro de Documentação e Memória.

Os Núcleos de Prática Orquestral e Coral são centros de iniciação e prática musical coletiva para crianças, adolescentes e jovens. São criados em cooperação com organizações governamentais, prefeituras, escolas públicas ou entidades não governamentais – como associações, institutos e escolas privadas. Estão situados em Salvador, no Bairro da Paz, Liberdade, Península de Itapagipe, Centro, Nordeste de Amaralina, Federação e Pirajá,  e outras cidades do interior, Feira de Santana, Simões Filho, Trancoso e Vitória da Conquista.

O NEOJIBA também apoia 30 projetos musicais em 25 cidades do interior do estado, através da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, e outras 10 iniciativas musicais situadas em bairros com base comunitária de segurança da capital, através do NEOJIBA nos Bairros.

 

Nosso lema – “Aprende quem Ensina”

Para além da formação musical, o NEOJIBA estimula e capacita adolescentes e jovens para atuação como multiplicadores nos diversos ambientes de aprendizagem criados pelo Programa.

A prática musical coletiva estimula o aumento da autoestima e fortalece laços familiares e comunitários, impactando integrantes e famílias. Através da prática musical, as crianças e jovens desenvolvem valores como respeito, capacidade de cooperação e disciplina, colaborando para a construção da cidadania.